quarta-feira, 13 de março de 2013

A Arte de Ser Autor da Própria História

 






 Somos a única espécie, em meio a milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesmo e escreve sua história.Um privilégio indescritível, é verdade. Mas temos escrito uma história que nos liberta ou nos aprisiona? Que expande nossa autoimagem ou sufoca nossa autoestima? Que liberta nosso imaginário ou deprime nossa inventividade? Que expande nossa inteligência ou bloqueia nossas habilidades?
     Muitos vivem em sociedades livres, porém são escravos de suas emoções. Escravos modernos, algemados pelo medo, insegurança e angústia; acorrentados por preocupações irrefreáveis, por pensamentos perturbadores e por uma mente inquieta, ansiosa, agitada, que pensa descontroladamente e teima em não relaxar.
     O grande desafio é treinar nossa mente para ser livre e tranquila num dos territórios mais difíceis de se explorar do universo, o planeta psíquico. Tão próximo e tão distante...
     O quanto você já explorou desse planeta?
     A maioria de nós vive só na superfície, não penetra nas camadas mais profundas da mente.
     A mente humana é tão complexa. Para alguns, uma pequena aranha é um animal belíssimo; para outros, uma fonte de pânico. Para alguns, as derrotas provocam a garra e o desejo ardente de superação; para outros, geram culpa, vergonha e o desejo de esconder sua face do mundo.
     O que as derrotas tem feito com você? 
     Você conhece pessoas que fora de casa são "anjos", dóceis, mas, portão adentro, tornam-se agressivas e intolerantes? E pessoas que sorriem socialmente, mas por dentro estão angustiadas? 
     Todos nós queremos uma mente saudável, regada de prazer, livre, segura, resiliente, criativa, mas frequentemente a deixamos inadequadamente solta. Mentes tímidas, agitadas, ansiosas, imaturas, pessimistas, amedrontadas, flutuantes, depressivas são mentes destreinadas.
     Você tem protegido sua emoção ou ela é um barco a deriva, sem bússola?
     Como equipar a nossa mente e que ferramentas usar? Quantas vezes uma mísera crítica, uma tola preocupação, uma débil ofensa estraga nosso humor  e promove a irritabilidade?
     Devemos desenvolver nossa inteligência e o prazer de viver, sermos autores de nossa própria história , é o nosso mais solene direito e o nosso mais importante desafio.
    
 Mentes Brilhantes  Mentes Treinadas
     



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário